Espaço Cultural 512: Espaço multicultural, democrático, gastronômico e musical na Cidade Baixa

Espaço Cultural 512: Espaço multicultural, democrático, gastronômico e musical na Cidade Baixa

Fala pessoal da nossa tão querida Cidade Baixa, nesta edição da #CBweek vamos contar um pouco sobre a nossa experiência no Espaço Cultural 512, um pico que existe no bairro há aproximadamente 11 anos, que durante esse tempo passou por diversas mudanças para melhor atender ao seu público. O local possui um baita espaço físico (baita mesmo, um dos maiores que visitamos com o projeto), e se utiliza dele para promover a cultura, com uma agenda dinâmica e diversa, focando na boa gastronomia, exposições e música, muita música.

O 512 se localiza na rua João Alfredo, próximo a esquina com a rua Luis Afonso.

TÁ MAS E PRA COMER?

Ao meio dia rola um buffet de comida caseira tipicamente brasileira, feito com produtos orgânicos, adquiridos por intermédio de parcerias com cooperativas locais e também na horta própria que a casa possui.

Já a noite os pratos são bem variados, como petiscos, filé à parmegiana, pizzas e hambúrgueres, que levam nomes de músicas tradicionais. Experimentamos o Top Top, que são dadinhos de tapioca com queijo colonial, muito pedido pelos clientes (felizmente pudemos entender o porquê ;D); o Peleia: rolinhos de mandioca frita com queijo provolone e o El Justiciero: um escondidinho de mandioca (ou moranga) com carne de panela, coberta com parmesão gratinado e bacon, todos excelente pedidas.

Além disso eles possuem quase metade do cardápio composto de pratos vegetarianos, que são facilmente identificados no menu, pelo símbolo de uma folhinha verde ao lado do nome do prato.

 

 

E PRA BEBER?

A carta de bebidas do 512 é bem completa e conta com variedades de espumantes, vinhos, cachaças e drinks. Possui, além de cevas tradicionais e de vários rótulos de cevas artesanais, três torneiras de chopp, com duas delas fixas e uma que varia de acordo com a demanda dos clientes.

Na parte dos drinks, temos os clássicos como o Mar Vermelho e o Granada, e os autorais, que são muito criativos e saborosos, com destaque para o Laranja Mecânica, que leva suco de laranja, mel, canela e cachaça Chica; e o Maracangalha, bastante conhecido do pessoal que frequenta o bar, que é feito com maracujá, abacaxi, gengibre e cachaça de pimenta. Ótimas pedidas.

E PRA OUVIR?

No 512 todo dia é dia de música. Em virtude de possuírem parcerias com músicos, bandas e DJs, eles oferecem para o público shows com música ao vivo, de terça a sábado, que transitam entre samba, MPB, rock, e suas diversas variações. Enquanto as apresentações não começam e durante os intervalos dos shows rola uma trilha sonora ambiente.

Já no domingo temos festas com DJs, à exceção do último domingo do mês, no qual acontece o Baile Maracangalha, regado a clássicos do samba de compositores consagrados, com a banda Cachaça de Rolha alegrando o final da domingueira.

E AS CARACTERÍSTICAS?

A casa possui um espaço democrático com público bastante variado, que valoriza muito a cultura. Isso pode ser notado por sua musicalidade e principalmente pela utilização do amplo ambiente da casa para apresentação de exposições de arte, a carinhosamente chamada, arte da boemia. A decoração da casa ganha muito com isso, pois mantém ao menos um objeto de cada exposição que passou por lá, valorizando os artistas locais e dando uma vibe muito bacana ao lugar.

A preocupação com a responsabilidade social também se faz presente no 512, que procura reutilizar alguns móveis antigos, reformados com uma pegada artesanal, buscando a reinvenção dos mesmos para utilização na composição do cenário e mobiliário do pico. Somado a isso, o pico possui uma noite característica que rola ao menos uma vez por mês, que é a quarta livre, onde o palco é aberto para bandas locais que estão ingressando no cenário musical. O ingresso neste dia possui um viés social, sendo cobradas apenas doações de alimento, roupas ou alguma outra demanda latente das instituições envolvidas.

O 512 possui uma local externo com churrasqueira, uma área multiuso muito cômoda e charmosa, que assim como as mesas do bar, está disponível para reservas, perfeito para aniversários, festas de fim de ano, confraternizações de amigos e até mesmo para exposições. As reservas podem ser feitas pelo fone ou pelas redes sociais.

Finalizando, todos os dias o bar conta com promoção de chopp dose dupla das 19hs às 21hs. Além disso, os principais pratos do cardápio estão disponíveis através dos aplicativos delivery mais famosos, para consumo na tranquilidade do lar, lembrando que a casa aceita todos os tipo de cartões.

QUERO IR, QUERO IR! QUE HORAS ABRE?

De segundas à quintas: das 11hs e 30 min às 14hs e 30 min.

De terças à quintas e domingos: das 19hs às 24hs.

Sextas e Sábados: das 19hs às 2hs.

Endereço: R. João Alfredo, 512

Facebook: www.facebook.com/espacocultural512

Instagram: http://www.instagram.com/espacocultural512

Site: www.espaco512.com.br

Telefone: (51) 3212-0229

Gostaram? Ficaram com alguma dúvida? Deixem nos comentários suas opiniões sobre esse novo formato que adoraremos ler e responder a todos. <3

Facebook Comments
The following two tabs change content below.
Fundador, Criação, Comunicação e Desenvolvimento no Acontece Na Cidade Baixa. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Pós-graduando em Comunicação e Marketing e Mídias Digitais.